Imagem capa - 10 dicas para fotografia e decoração Festa Infantil! por Marcelo Labres
festa infantilFotógrafo infantilFotografia Infantilfotografo de festa infantilFotografando Festa InfantilFotografia de festa Infantil

10 dicas para fotografia e decoração Festa Infantil!

É com muita alegria que compartilho um pouco do meu conhecimento e da minha experiência com todos vocês clientes e amigos.  Olá! me chamo Marcelo labres, sou Fotógrafo, carioca e venho compartilhar uma das coisas mais deliciosas de se fazer, fotografar crianças, em especial, no seu Aniversário!!  Vou dar varias dicas que aplico no meu dia a dia  e posso te afirmar que funcionam muito bem. A Cada festa infantil que fotografo, notei que precisava sair da mesmice ou não poderia ir tão longe no que escolhi para ser a minha vida, foi quando tive a ideia de fazer uma pesquisa de mercado junto aos pais dos aniversariantes, e te digo que fiquei surpreso com a conclusão da pesquisa.  De posse de todas essa informações, resolvi colocar em pratica algumas ações. 



  Pense como as crianças são, o que mais elas gostam, qual a brincadeira preferida, mergulhe no mundo delas! Você deve estar se perguntando, como assim? É isso mesmo! A criança sente que você não faz parte do seu mundo e de cara lhe descarta e não é isso que procuramos! E tenha certeza que se sentir isso, você não irá conseguir fotografá-la direito!! Assim que contratado, procuro estar com a criança antes do seu aniversario, assim você deixa de ser pra eles um estranho e passa a ser o tio Marcelo. Se não for possível dê tempo à ela, até se ambientar contigo. Nunca aponte a lente no rosto da criança de cara e saia fotografando elas podem se sentir intimidadas ou com medo de você, aproxime-se devagar e vá conquistando a sua confiança!







2- Sempre fotografe a criança na altura dos olhos, lembre-se que você está no universo deles..

Veja essa foto acima, se eu não tivesse abaixado, creio que não ficaria tão bonita!!

3 - Chego pelo menos 30 minutos  antes do horário marcado, Assim posso fazer tudo com muita calma, conhecer o local, fazer as fotos da decoração  e do local vazio, muitos dos convidados chegam na hora marcada que está no convite. Registre todos os detalhes da decoração, pois foi pensada com muito carinho e amor pelos pais da criança.  Nas festas, gosto muito de brincar com meu equipamento,uso uma objetiva nikon  14-24 mm 1.4 para pegar plano mais abertos e também usar da grande abertura para transformar as crianças em caricaturas. Também utilizo a 24-70mm 2.8. na decoração, gosto muito de desfocar levemente o fundo deixando a foto cremosa. e isso sim faz toda a diferença.





4 – Na reunião que antecede a festa onde os pais  assinam o contrato, passo algumas dicas tais como: estarem mais perto com os filhos, também falo no dia do aniversário, pois a ansiedade é tão grande que eles acabam esquecendo tudo que combinamos!! Peço para eles fiquem um pouco com os filho na festa, que brinquem com eles,  acontece muito dos pais deixarem os pimpolhos com os familiares, Babas, avós, as meninas da animação ou até mesmo no espaço para bebes!  Falo isso porque já aconteceu comigo, quando descarregamos o arquivo para tratar as imagens e diagramar o álbum, você se depara com fotos dos pais com a criança apenas na mesa do bolo, É de uma importante enorme, porque depois os pais irão sentir falta dessas fotos e com toda razão, e por isso acho que o fotógrafo deve fazer um alerta sobre isso!!!





5 – Pergunto aos pais quem são as pessoas que faram parte desse registro, na sua grande maioria são os avós, irmãos, tios mais próximos e padrinhos!! Além da  importância de você fotografar essas pessoas, esteja certo que seus clientes vão perceber a sua preocupação em registrar a festa completa!! Assim seu cliente terá total confiança no seu trabalho e com certeza aproveitaram mais a festa sem se preocupar com mais uma coisa.  Eu já ia esquecendo, não peça para eles fazerem poses, não tem nada mais bonito e natural do que aquele sorriso despretensioso.  Você verá com as fotos saltarão aos olhos de seus clientes.


6 – Fotografo a presença do amigos, se você pensa que uma cobertura fotográfica se faz apenas com fotos de familiares, amigos com o aniversariante, você está errado! A fotografia é a mais das lindas lembranças que podemos ter daquele dia especial, com amiguinho que queremos guardar com muito carinho. E com essas lembranças os filhos poderão lembrar  dos amigos que estavam na festa.


7 – Não perca o time, os pais também querem ser registrados. Não fique apenas com o aniversariante, com certeza os pais irão querer algumas fotos com os convidados, e não é atras da mesa do bolo! Essa hora é um pouco crítica! Esteja sempre com a criança, mas de olho nos pais, pois irão chama-lo para fotografar aquele momento. Deixe-os avisado que você está por perto que basta chama-lo. 






8 – Isso vale pra qualquer área de atuação, até mesmo fora da fotografia!! Seja educado, proativo e muito sorridente! Problemas todos tem e as vezes é muito difícil administrar mas assim que chegar no local deixe a caixinha dos problemas do lado de fora e entre zerado! Do contrário, todos irão notar que você não está num de seus melhores dias, ainda podendo ser interpretado como o fotografo emburrado ou até mesmo mal educado que não esta curtindo fotografar a festa do pimpolho deles. 

9 – Aproveite a festa para fazer seu Networking ! Você está com vários fornecedores, avalie e se gostou passe a indica-los! Somo frutos do mesmo meio!! Indique-o  e tenha total certeza eles irão lembrar do fotógrafo um dia! Não peça nada por isso, Tenha um relacionamento de amigo e parceiro. Se  você estende a mão você corre o sério risco de ganhar um abraço!!!

10 – Vamos Fotografar? Clique aqui! >>>>>>>>> http://bit.ly/blog1dicas e vamos conversar!


Parceiros:  

@nayfrezdecor >>>>>>> Decoração Branca de neve

@foliaencantada >>>>> Festa do Bita

@danimellofestas >>>> Decoração dos Vingadores


Um abraço do amigo e fotógrafo: 

Marcelo Labres Fotografia